quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuidado com meu muro de peles. Ele está cheio de cacos.*

Uma mulher que conta, outra que chora. Um rapaz que corre, um homem que se protege. É por meio desses personagens que o Grupo Espanca! cria o espetáculo “Por Elise”.

Logo no início, a mulher começa a contar suas histórias. “No Japão, inventaram uma samambaia azul, que quando ligada na tomada fica verde”... E rimos muito. Mostra-nos os outros três personagens e implora a eles e a nós: “por favor, não se envolvam”.

E, de início, parte do público obedece. Ri em momentos tristíssimos, como quem tapa o rosto. Ignora a dor dos personagens, como ignoramos a beleza da música “Por Elise” nas chamadas em espera, jogos eletrônicos ou caminhões de gás.

Apresentando uma moça que terá seu cachorro sacrificado, um rapaz que busca reencontrar seu pai e o homem responsável por sacrificar o animal (muito protegido das mordidas) que sonha em ir ao Japão, a contadora de histórias mostra, involuntariamente, sua própria dor. E ela não quer se envolver.

O espetáculo “Por Elise” é daqueles que honram o teatro. O único cenário são os perigosos abacates. De um lado, está o ator e seu corpo. Do outro, a platéia e sua voz. Ao final, a conclusão inafastável: estamos todos envolvidos.

Aqui, “Por Elise”, de Beethoven, para você se envolver.

Espetáculo: Por Elise

Direção e dramaturgia: Grace Passô
Atores: Grace Passô (Dona de Casa), Gustavo Bones (Lixeiro), Marcelo Castro (Homem), Renata Cabral (Mulher) e Sergio Penna (Funcionário)
Classificação: 12 anos

Data: de 26/05 a 5/06/11
Horário: de quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
Preço: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia)Informações sobre ingressos no Teatro do Oi Futuro Klauss Vianna, de terça a domingo, de 15h às 21h
Tel: (31)3223-6756

*Paráfrase de trechos da Peça.

2 comentários:

saulo disse...

Peço desculpas, mas parece que o blogger está com problemas de configuração da fonte.

saulo disse...

problema resolvido!