domingo, 19 de junho de 2011

Entrevista- Menote Cordeiro





Na última sexta-feira, 17 tive o prazer de entrevistar o pintor, designer e artista Menote Cordeiro.Com cerca de uma hora e meia Menote me contou sobre sua vida e carreira em uma gostosa conversa que aconteceu em sua própria casa/ estúdio.

Nascido em Janaúba, Menote mudou para Montes Claros para fazer faculdade de economia aos 17 anos. Apesar de gostar de matemática, detestou o curso e ficava a aula toda desenhando caricaturas. Foi quando a faculdade percebeu as qualidades artísticas dele e o empregou como desenhista. Aos 19 anos conseguiu um estagio em Belo Horizonte em uma casa de cultura; foi quando Menote agarrou a oportunidade e nunca mais voltou. Menote diz que no começo foi difícil, sentia muita falta dos seus pais mas sabia o que queria: ficar em BH.


Hoje, já mais maduro, Menote me disse que uma das coisas que o inspira no processo de criação é a sua mãe, foi ela quem transformou sua visão de vida. Muitos dos seus trabalhos são inspirados nessa nova concepção. Mas acrescentou ainda que a música e a trilha sonora também o inspiram muito. Ao retratar alguém, por exemplo, Menote faz uma pesquisa aprofundada sobre a pessoa, escuta músicas que tenham haver, e tenta criar uma conexão entre ele e a pessoa. Claro que ele lembra sobre o quanto é importante adaptar-se ao mercado mas sem mudar sua característica.


Árvore dos Saberes


A maioria dos seus trabalhos atualmente são feitos no computador, mas já trabalhou com pintura a óleo, lápis de cor, etc. A vantagem do computador segundo ele é a rapidez que é muito útil para trabalhar por exemplo com publicidade que precisa de um ritmo acelerado de produção. Dentre os programas utilizados estão o FreeHand, Photoshop e o QuarkXpress para diagramação.


Ao perguntar sobre as etapas ou "ritual" de produção Menote citou de novo a enorme pesquisa que faz sobre o tema, pessoa, ou o que quer que seja que será retratado.


Perguntei ainda sobre o tempo que leva para ganhar reconhecimento no trabalho e Menote diz que só agora ele quis divulgar seu trabalho, por causa da timidez. Ele acredita que o retorno pode ser grandre quando um trabalho é (bem) divulgado em um lugar especifico, não somente em exposições- atingindo o objetivo. Ele acrescenta que o artista deve ser mais generoso (do que ele mesmo) e compartilhar o trabalho com os outros, fato que para ele faz parte de um processo de crescimento e amadurecimento.


Lembranças de Primavera - 2011


Rapidinhas:


-Não sai de casa sem: "Mochila; sempre vazia para trazer coisas novas para casa."


-Livros: "Biografias"


-Artistas inspiradores: " Hoje:Guignard, e na musica Tom Jobim, mas essas opniões mudam muito com épocas da minha vida"


-Cidade favorita: "Hoje 'é Belo Horizonte, adoro aqui, mas gosto de outras como Barcelona que para mim é completa: velha, contemporânea, tem mar, bela arquitetura, tudo."





"Vivo o instante, saudade dói demais por isso gosto do desapego e do momento."





Perguntei sobre dicas para futuros artistas que estão iniciando e buscam seu espaço e Menote deu duas dicas; a primeira é não se esconder, saber que o trabalho pode ser copiado, pode ser utilizado sem autorização, etc, mas que é importante divulgar e apresentar seu produto, utilizando até os inúmeros meios de comunicação atuais como a Internet: "Hoje o artista não precisa ser convidado para exposições, existem outros meios de exibir seu trabalho". A segunda dica foi desenhar muito e produzir muito também.






Longa despedida


Para finalizar perguntei se ele se considera bem sucedido. Menote respondeu que sim, para ele sucesso é simplificar a vida para não fazer malabarismos para ser feliz, não ser escravo das coisas atuais: "Tenho meus próprios horários. Quem hoje em dia toma um café da manha de uma hora? Para mim não é caro ser feliz." Adorei a resposta dele e pude observar essa simplificação até na casa dele, que reflete isso: foi feita por ele e pelo seu irmão (arquiteto Leonardo Cordeiro) e é bem funcional.





-Parte do portfolio:


*10 Edições da Mostra de Cinema de Tiradentes


*8 Edições do Festival da Vida


*6 Edições do Festival Tudo é Jazz


* Muito mais!!





Vale conferir seu trabalho: http://www.menote.com.br

Nenhum comentário: