quinta-feira, 30 de junho de 2011

País Paisagem - Uma Expedição pelo Brasil

Na Galeria Hideo Kobayashi, do Usicultura em Ipatinga, durante o período de 19 de maio a 7 de agosto de 2011, esta em destaque a exposição “ País Paisagem” exibindo várias obras do acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP, de Belo Horizonte.

Essa exposição faz parte do projeto MUSEU ANDANTE, que busca levar periodicamente partes do acervo que mostram várias décadas da produção artística brasileira para fora do espaço do museu, tornando o acesso a essas obras acessível a visitação do público de outras parte do Brasil.


"País Paisagem" reúne 32 obras de grandes nomes como Décio Novielo, Carlos Muniz, Di Cavalcanti, Guignard, Ianelli, Lorenzato, Lótus Lobo, Burle Marx, André Burian, Roberto Betônico, Cao Guimarães, além de artistas populares.

A Galeria foi dividida em seis territórios, fazendo surgir um mapa de percurso, uma espécie de manual de navegação. Esses territórios foram nomeados de acordo com as obras expostas. São eles: Jogos na Relva; Tempos Modernos; Ventania; Brasília; Memória da Paisagem e Cicloviaérea.

Como não se pode tirar fotos, descrevi um pouco sobre cada parte da exposição e coloquei um quadro década “território”.

Jogos na Relva: A paisagem se fixa ainda sobre o terreno natural, mas com ele interagem sem passividade


Alberto da Veiga Guignard - Noite de São João

Tempo modernos: Os tempos modernos importados dos países do norte trazem a mecanização, a sociedade de consumo, a produção em serie e a experiência do anonimato na multidão.

Di Cavalcanti - Tempos Modernos

Ventania: As impressões artísticas operam fisicamente na natureza e cultura: seja na mobilidade imaginada dos bambus, seja na permanência muda das pedras ou ainda no comportamento resistente da madeira

Ione Saldanha - Bambus

Brasilia: o Brasil mostra seus projetos de arquitetura moderna em 1954, três anos antes do inicio da construção do plano piloto de Brasília.

Roberto Burle Marx - Desenho III

Memória da paisagem: O monumento é aquilo que é construído para permanecer na paisagem, para construir idealmente uma paisagem coletiva.

Roberto Bethônico - Fotografia

Cicloviaérea: Com a prática das derivas urbanas, esse território é o lugar de pensar e agenciar propostas de outros modelos da cidade.

Jarbas Lopes - Cicloviaérea

Dentro de cada território diversas representações artísticas da natureza brasileira pode ser vista por diferentes meios, como pintura, desenho, escultura, fotos e vídeos.

Vale a pena conhecer os trabalhos de diferentes pintores brasileiros, pois desse modo você descobre a importância de cada artista em diferentes momentos da história brasileira

Nenhum comentário: