terça-feira, 28 de junho de 2011

O Povo do Farol

O tema deste documentário é a arte na rua e o preconceito das pessoas com os artistas de rua que lutam nos semáforos para conseguir sobreviver e levar suas vidas com um pouco mais de tranqüilidade.

O documentário rodado em Brasília mostra situações que podem ser observadas em todo o Brasil. Pessoas que apresentam pequenos números de malabarismo em troca de algum dinheiro. O problema é que essa arte de rua muitas vezes é entendida como uma forma de esmola, mas na verdade é um trabalho como qualquer outro e o artista têm o direito de pedir dinheiro por ele e a pessoa pode escolher pagar ou não.

Os artistas de rua afirmam que Brasília é um dos melhores locais para se apresentar nos semáforos e ao mesmo tempo o lugar onde se tem maior preconceito. A maioria dos entrevistados tem moradia e paga aluguel, alguns completam seu salário com as apresentações, e outros vivem na rua e estão sempre viajando.

De alguma forma os artistas de rua adquirem habilidades incríveis sem sequer ter alguma instrução. Montam vários números e disputam espaço com os carros.

Documentário muito interessante vale a pena assistir. Curta duração e um trabalho de vídeo impressionante.

Nenhum comentário: