quinta-feira, 30 de junho de 2011

Verde Vida nos interiores

O cultivo de plantas ornamentais no interior das residências tem um encanto peculiar e, por isso mesmo , é cada vez maior o número de interessados no assunto. As plantas que vicejam dentro de casa estão sempre protegidas contra as inclemências do tempo;podem ser cuidadas a todo momento, quaisquer que sejam as condições meteorológicas reinantes; e emprestam ao lar uma beleza ímpar, que nenhum recurso artificial pode ultrapassar.Não há dúvida que o fato de o mundo ocidental estar-se urbanizando rapidamente, havendo cada vez menos jardins, nos leva a querer expressar aquele amor inerente à jardinagem, profundamente enraizado por uma longa tradição de civilização. Atualmente, apesar da falta de espaço, ainda é possível cultivar , a exemplo de nosso ancestrais, muitas plantas interessantes e decorativas para o nosso lar. Plantas ornamentais também possuem bastante mobilidade. Podemos alterar completamente o ambiente mudando suas posições.Mais ou menos sol, mais alto ou mais baixo, um grupo em vez de uma série disposta ordenadamente, um vaso composto de várias espécies ou de uma só , tudo renova o interêsse , e a variedade é infinita.Não devíamos perder tempo lamentando os jardins do passado. As maneiras pelas quais podemos arranjar as plantas em diversos ambientes, tais como escritórios, hospitais , vitrines, salas de conferência, instalações comerciais e hotéis, são ilimitadas, mas na esfera doméstica elas fazem parte do lar , devendo partilhar sua posição com os proprietários e com a mobília , qualquer que seja seu estilo, de modo a formar um todo harmonioso. É por isso que muitas plantas ornamentais favoritas são verdes, pois esta cor combina muito bem com todas as outras.Contudo se houver no aposento cortinas ou tapeçaria de colorido brilhante é preciso considera-las no momento de escolher plantas com flores, folhas ou frutos coloridos.O cultivo de plantas ornamentais pode ser uma fonte de constante interêsse para qualquer pessoa obrigada pela idade ou pela doença a viver num apartamento.Um só vaso pode proporcionar muita satisfação .São bastante compensadoras a atenção constante, a responsabilidade pelo cuidado e a satisfação pelo seu bem-estar.
Na escolha do tipo de planta, além de fatores estéticos, devemos levar em consideração as condições e cuidados necessários ao bom desenvolvimento dos diversos tipos de plantas tais como: luminosidade; temperatura; umidade; influência de ventos; tamanho e tipo de vaso; rega ; adubação; limpeza; proteção contra pragas e doenças.

Segue abaixo algumas sugestões de vasos e plantas de acordo com o ambiente da casa:


- Plantas indicadas para ambientes internos com pouca luminosidade (sombra): Zamioculcas e pacová. Precisam ficar protegidas do sol direto. A rega pode ser feita moderadamente, deixando o solo levemente seco antes da próxima rega.




















- Plantas indicadas para ambientes internos com muita luminosidade (meia sombra ou sol): Yuca brava, pata de elefante e sansevéria.


















Hall de entrada: Vaso quadrado branco alto com cica.






Sala de estar: Cachepô de inox com chamaedora ou árvore da fortuna e felicidade.




















Sala de jantar: Cachepô de vidro quadrado alto com árvore da fortuna e felicidade.

















Cozinha: Cachepô de madeira com flor de pimenta.





Quarto: Cachepôs de madeira quadrados, em forma de cone, com zameoculcas ou lírios da paz.








Banheiro: Cachepô de vidro quadrado alto, com pau de água e revestimento de pedras gress ou casca de pinus.







Varanda: Cachepô de inox com pleomele variegata.




Área de serviço: Vaso quadrado alto de cimento, com palmeira phoênix.




Escadas:
Cachepô de madeira com zameoculcas.

Separação de ambientes:
Cachepô rústico com rafhis.








Decoração de mesa: Cachepôs de cerâmica artística com orquídeas.





referências: PLANTAS PARA CASA- Compton, Joan - ED.PRISMA;
www.cultivando.com.br/consulta_plantas_ormamentais ;

Um comentário:

Unknown disse...

Oi! Estou procurando sementes de árvore da fortuna. Vocês vendem? Grato. Sds. Fred

fred@fredgraef.com.br