quarta-feira, 22 de junho de 2011

Brincadeira de criança vira arte.



Antes de chegar a internet e os playstation, uma das brincadeiras que as crianças mais gostavam era a de formar figuras na parede através de sombras geradas por uma lanterna.No entanto, essa construção não é usada somente pelas crianças, ela já foi usada por exemplo em propagandas como a da Volks Phaeton . A dupla Tim Noble e Sue Webster de Londres,artistas ingleses,criam esculturas de sombras, parecidas com as formas criadas pelas crianças, porém mais evoluídas . Os artistas usam um material completamente diferente para fazer sua arte.A partir de um monte de objetos, "lixo" diretamente falando, eles conseguem produzir sombras incríveis. Os objetos são empilhados e usando um foco de luz o efeito é inacreditável.



A riqueza de detalhes é
gerada a partir de
objetos dispostos aparentemente ao acaso.Analisando a obra temos a impressão que
estamos sendo enganados, que a luz
vem de outro ponto ou qualquer coisa que nos
faça desacreditar na perfeição da formas.



























Se apropriando da técnica usada pela dupla Tim Noble e Sue Webster a Lowe de Londres criou um filme para a loja de departamento John Lewis . Procurando inspirar os consumidores a comprar os produtos da loja, a campanha usa a técnica de Noble e Webster posicionando "aleatoriamente" os produtos da loja de forma que ao se jogar um foco de luz, produz na parede imagens repletas de detalhes.Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nSZxNakJ8Ko&feature=player_embedded

A evolução de uma brincadeira infantil se transformou numa linguagem artística diferenciada. É impressionante o que as mãos, ou o lixo, conseguem fazer.

Nenhum comentário: