domingo, 12 de junho de 2011

Mais Alto que a Lua


Assistir a um teatro de rua na praça JK foi uma experiência inigualável. Realizada pelo grupo Cine Horto Pé na Rua, "Mais Alto que a Lua" trata, com muito humor e diversão, da história de um trabalhador humilde, sua família e a relação deles com a cidade. A crítica fica em torno da contraposição entre a natureza e as construções cimentadas presentes no meio urbano. O desejo do pai de família de ter um ambiente agradável, silencioso e arborizado para descansar representa o desejo da sociedade de ter um espaço calmo em meio ao caos da cidade. Mas as edificações cada vez mais verticalizadas impedem até mesmo a visão da Lua. São palavras dos personagens: "Papai, dizem que a Terra vista de longe é azul! É verdade?!" "É sim, filha." "Que lindo! Mas ela é feia e cinza de perto. Ah, será que a Lua, então, por ser cinza de longe é azul de perto?!".
O mais interessante foi a interação da peça com o ambiente e com os espectadores (principalmente as crianças), que puderam sentí-la lado a lado, quase participando da história. No início, todo o elenco passeia pela praça, fazendo coisas engraçadas e chamando a atenção do público. Os interessados, claro, correm atrás dos personagens. Depois de passearem pela praça, eles nos levam ao palco improvisado, armado numa pista da rua (fecharam o trânsito para que esse espaço ficasse livre). Dei uma bela gargalhada quando vi uma família inteira dentro de um carro parado em frente ao sinal da outra mão da rua: o pai, na frente, tentando entender o que estava acontecendo e com a cara mais perplexa possível, e os três filhos também perplexos e estirados na janela de trás, provavelmente invejando as crianças que estavam do outro lado assistindo a peça. Foi uma iniciativa muito legal e que com certeza dará mais bons motivos para as pessoas frequentarem esses espaços públicos.
Eu recomendaria a vocês, mas creio que domingo foi a última vez que o grupo apresentou esse espetáculo. Mais informações: http://www.galpaocinehorto.com.br

Nenhum comentário: