quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cantando na Chuva


O musical "Cantando na chuva" dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly retrata a produção de filmes, como eles são construídos. Em 22 de maio de 1951, começou a gravação das canções para o sucesso do musical. Em junho começou a filmagem com o numero de sapateado da musica "Moses Supposes" No começo de julho aconteceram,durante três dias, as filmagens de "Make em Lough". As filmagens foram concluidas 21 de novembro de 1951 .Cantando na Chuva contem mais números musicais do que qualquer outro filme e isso nunca havia acontecido antes em outra produção cinematográfica. O filme ao final havia custado US$2,5 milhões e foi um sucesso de bilheteria desde sua estreia em abril de 1952. Arrecadou no mundo inteiro cerca de US$7,7 milhões ao final de sua exibição.


O personagem de Jean Hagen é o mais cruel e o de maior vilania no roteiro de "Cantando na Chuva",uma historia repleta de dinamismo e alegria de viver.O início mostra a estreia ,em 1927, do filme "O Patife Real", onde uma multidão entusiasmada aplaude a chegada dos astros.A jornalistas que os recebe na entrada do cinema faz lembrar a rainha das fofocas.Quando chegam as estrelas Don Lockwood(Gene Kelly) e Lina Lamont( Jean Hagen), somente ele fala saudando o publico.Don realiza diante do microfone uma rápida retrospectiva de sua carreira, sempre junto a Cosmo, marcada pelo lema "dignidade, dignidade sempre". Durante a apresentação Lina se mantem em silencio nos bastidores, e quando o filme termina ela continua muda, nos bastidores, Lina, que possui uma voz estridente e uma pronuncia ainda mais lamentável queixa-se de que não a deixaram se dirigir ao seu amado público.


Na saída da estreia, Don foge da multidão pulando sobre as capotas de carros e tetos de ônibus e escapa, até cair dentro do conversível de uma garota.A garota é Kathy, uma atriz de teatro que não conhece a fama de Don.Furioso, o ator pula abandona o veiculo para descobrir mais tarde, na grande festa de estreia, que Kathy trabalha como dançarina que sai de um bolo gigantesco.

Don faz pouco caso dela, eles brigam e , logo depois de um acidente com o bolo Kathy foge. Num ambiente tenso, o produtor entra em cena e, como o filme "O Cantor de Jazz" está sendo um grande sucesso, então o "Cavaleiro Duelante" também fará filme falado. A filmagem sonorizada deste filme é um desastre, e sua primeira apresentação,testada com o publico, uma catástrofe. Don havia simplificado ridiculamente os diálogos, o som é irregular e sem sincronização com o filme. As carreiras de Don e Lina estão em perigo.Kathy, Don e Cosmo pensam em uma forma para reverter a situação, e a ideia foi: transformar o que era drama sentimental em musical, e Kathy dublaria Lina. Juntos e felizes, entoam "Good Morning".


Ao final da chuvosa madrugada, Don acompanha Kathy até a casa dela. Assim chega o momento de "Singin in the Rain". Cosmo e Don convencem o produtor de que agora " O Cavaleiro Dançante" tem muitas chances de sucesso.Don descreve um balé espetacular.

Na estreia, Lina se destaca, e os espectadores aplaudem seu desempenho. Além de ter proibido que o estúdio revele a verdade sobre sua dublagem, bloqueando a possibilidade de uma carreira para Kathy, Lina decide cantar "Singin in the Rain" ao vivo, com Kathy dublando-a atrás do plano de funfo. Mas Cosmo , Don e o produtor levantam a cortina e o publico explode em gargalhadas ao descobrir o truque.


"Cantando na chuva" é um musical, e o gênero impõe um final feliz como esse, com Kathy chorosa e transformada em estrela.


Filme espetacular, não existe musical mais divertido, alegre e feliz que este. A sua originalidade é surpreendente se refletirmos que somente uma de suas cancões foi composta especialmente para o filme, que os produtores saquearam os armazéns da MGM à cata de cenários e acessórios. Cantando na Chuva é uma experiência transcendente, e que todo aquele que ama o cinema não se pode dar ao luxo de perde-lo.



Ficha técnica:
Lançamento: 1952
Duração: 118min
Titulo Original: Singin'in the Rain
Diretor: Gene Kelly, Stanley Donen
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor, Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell
Produção: Arthur Freed
Categoria: Clássicos, Musical

Nenhum comentário: