quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sota Mínims - La Cònica

O Festival Internacional de Bonecos é um evento que ocorre anualmente na cidade de Belo Horizonte há 12 anos. O festival deste ano aconteceu entre os dias 9 e 19 de junho reunindo os principais grupos brasileiros e a tendências mundiais do teatro de animação.



Dentre os diversos espetáculos, escolhi assistir no dia 15 de junho às 20h no Mezzanino do Teatro Marília, uma apresentação de gênero internacional, que veio da Cataluña, e me chamou bastante atenção pelas imagens e pelo enredo. Dispondo de técnicas de sombra e luz, o trabalho de Mercè Góst representa a luz através da utilização de simples objetos e líquidos que exaltam sua poesia implícita e estimulam a imaginação do público.

Mesmo antes do início da apresentação, era possível sentir o clima do espetáculo na própria sala de espera. Sob a degustação do saboroso “Licor do Amor”, os espectadores se preparavam para o “Amor a La Carte”: o espetáculo em forma de cardápio onde a artista oferece ao público uma variedade de “entradas” e “pratos principais” a serem escolhidos que revelam os “ingredientes” da apresentação.




Com a temática embasada no amor, música e luzes coloridas, a artista dá vida aos objetos inúteis que expõe seus reflexos em uma simples folha branca, expressando subjetivamente o que a imaginação de cada espectador quiser.

Além disso, ao som de uma forte e emocionante trilha sonora cuja origem varia da (frança/Espanha/ sei La), a dança e mistura de cores e formas dá lugar à histórias com cenários e contextos românticos cujo clímax pode ser de tensão, romance ou que for, conforme o tom ou timbre sonoros e a criatividade de cada um.



Apesar de não adotar bonecos ou diálogos em sua apresentação, a artista prova que mesmo com pequenas coisas é possível demonstrar sua intenção com a mesma clareza e instigar a subjetividade e criatividade das pessoas. Sota mínims é um espetáculo curto, simples e lindo. A harmonia entre as cores, formas e sons que Mercé desenvolve durante sua apresentação são incríveis e, como o próprio enredo da apresentação descreve: “um imaginário máximo de mínimos são enfim revelados”.




FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Mercè Gost i Grifoll
Direção e cenário: Alfred Casas i Mottet
Coordenação visual: Jordi Palet i Puig


Nenhum comentário: