segunda-feira, 20 de junho de 2011

Metropol Parasol



     Construído em Servilha, na Espanha, o Metropol Parasol é a maior estrutura de madeira do mundo. Foi projetada pelo arquiteto Jurgen Mayer H. e sua equipe, demorou 7 anos para ser concluída, vencendo o concurso de 2004 para a revitalização da Plaza de la Encarnacíon.



     Além do Metropol Parasol, também integram o projeto de revitalização um museu arqueológico, bares, restaurantes e um mercado de agricultores, todos no subsolo, além de uma praça elevada e, no topo da estrutura, um terraço panorâmico.


     A estrutura é feita de uma série de peças onduladas feitas de madeira revestida com poliuretano, que entrelaçadas formam a estrutura maior (bastante parecido com as cadeiras de papelão feitas na oficina) ganhando altura fixa em bases de concreto. Os pilares e a cobertura surgem do solo como ícones do desenvolvimento, que crescem sobre um sítio de escavações arqueológicas no centro medieval de Servilha, isso define uma relação sobre o que é histórico e a cidade contemporânea.

     Devido à sua localização, a praça apresenta um grande potencial cultural e pode se tornar um novo centro urbano contemporâneo. A magnitude do Metropol Parasol unido às demais atrações do local tornam a praça um alvo para turistas.







Referências consultadas:

Nenhum comentário: