terça-feira, 28 de junho de 2011

Coberturas

Diogo Guadalupe
Mariana Bubantz
Bruno Malacco

Belo Horizonte 09/06/2011

Cobertura

Definição:Ato ou efeito de cobrir; coberta, revestimento, invólucro. / O que serve para cobrir; teto, telhado; tampa; capa.
Na arquitetura a vários tipos de cobertura, mas afunção geralmente é a deproteção ou de limitação do espaço, não deixando de lado o efeito estético claro.

Dentre as mais comuns estão:













As estruturas de suporte podem ser








Metropol Parasol: Jürgen Mayer Architects

Um denso tecido orgânico e painéis ondulantes, compõem o espaço, criam um drástico contraste com a arquitetura medieval do entorno. Concebido como uma das maiores, mais notáveis e mais inovadoras construções de madeira(reforçada com aço)de nossos tempos, o“guarda sol ” se porta como monumento contemporâneo surgindo de um sitio arqueológico, criando um elo de integração entre tradição e o modernismo.







Casa de Argamassa Armada

Local: Sítio Beira Serra – Botucatu – SP Projeto: Arq. Vitor Lotufo Construção: Arq. Tomaz Lotufo Ano: 2005
Construída com finas placas pré-fabricadas(uso pode ser difundido).
Mais leve e boa resistência.
Cobertura vegetal por cima da casa compõe o visual da casa e ajuda no controle da temperatura interna.






Superadobe

O arquiteto Nader Khalili propôs uma alternativa barata para habitação em geral, mas facilmente empregada para alojar pessoas em casos de desastres naturais e feitos pelo homem, como guerras. A estrutura é uma cabana de sacos de areia, feita com elementos muito básicos da construção, que possibilita ser erguida com facilidade por qualquer pessoa, mesmo sem formação, em áreas de desastre.

O processo é encher sacos compridos tubulares com uma mistura de cimento, cal ou emulsão de asfalto, ou apenas terra. Coloca-se, então, os tubos um por cima dos outros, que são mantidos em seus lugares por arames farpados, que, segundo Khalili, funcionam como velcros. As janelas são feitas cortando canos com um diâmetro razoável. Essas construções também podem ser feitas em tamanho maior, com vários cômodos, e rebocadas.

Cúpula de vidro

Para cirar a maior estrutura de vidro possível sem usar armações, Lucio Blandini, candidato ao doutoramento no Instituto de Estruturas de Peso Ligeiro da Universidade de Estugarda, junto com seu professor Werner Sobek, desenvolveu uma abóboda que utiliza cola para juntar as 44 placas de vidro curvadas, que tem apenas 10 mm de expessura.

O resultado foi uma cúpula quase completamente transparente, com 2 metros de altura no centro e 8,5 metros de comprimento. É mantida levantada do solo por um anel de titânio e suportes de aço inoxidável e há 2 anos está em observação para ver o quanto a cola agüenta.

Como diz Blandini, parece uma “bolha de sabão flutuando”, e, segundo Phyllis Richardson, “a vista de dentro é como estar debaixo de água, uma vez que o vidro distorce a luz e as formas através da curvatura da cúpula”.

Pavilhão de Greening of Detroit

Desenhado pelo arquiteto Andrew Zago, o pavilhão é um abrigo para eventos patrocinados e workshops infantis. A armação é de aço, na forma retangular, e suporta outro retângulo formado por 576 tubos transparentes de policarbonato com 9 metros de comprimento, dispostos em camadas de 48 tubos, com a altura de 12 tubos. Eles não se assentam uns nos outros, mas estão erguidos por uma tela de arames, de forma que tenha um espaço de 13 mm entre eles e que os deixe inclinados para escoar a água da chuva para a ponta mais baixa.

Um comentário:

Fernanda Fiuza disse...

Gente, eu já postei sobre o Metropol Parasol !