quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ofícios Ambulantes - Museu de Artes e Ofícios



Entre todas as exposições que estão ocorrendo no Museu de Artes e Ofícios a que me chamou mais atenção foi a Ofícios Ambulantes. Esta conta com peças originais dos seculos XVIII ao XX e representam os variados oficios dos brasileiros. Diversas ferramentas, máquinas, utensílios, etc, identificam os trabalhos que ali estão representados.



Eu não conhecia o Museu de Artes e Ofícios e fiquei bastante surpresa com ele. Na entrada você recebe um mapinha do interior do Museu em que também são encontrados informações sobre o museu, como história do mesmo, horário de funcionamento, preços,etc. É bastante organizado e interativo na forma em que apresenta suas exposições, em que tudo possui uma legenda, uma explicação, ou até uma pequena história referente ao objeto. A forma de apresentação do tema é feita de maneira bem diversificada e interativa, conta com fotos, obejtos, vídeo etc.



Barbeiros ambulantes, 1826 - Aquarela de Jean Baptiste Debret

O que me atraiu nesta exposição foi perceber que as peças, mesmo criadas para suprir necessidades de trabalho, foram feitas com bastante criatividade. E isto me fez pensar neste primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo, em que muitas vezes, ou melhor, em todas, tivemos que ser bastante criativos para criar objetos/projetos apartir das necessidades que eram apresentadas.

Esquadro de aço e madeira - Século XX


Compaço de aço - Século XIX/XX


Cortador de cabelos e caixa - Século XX
Pertenceram a um agricultor que trabalhava como barbeiro aos sábados.


Tabuleiro de doces - Século XIX


Banco com gaveta - Século XIX

Sabe aqueles vendedores de pão que circulam pelos bairros em suas bicicletas com uma cesta bem grande na bicicleta? No século XX eles ja existiam, porém utilizavam carrocinha de pão, como a mostrada abaixo.


Outro aspecto interessante desta exposição é a comparação que o Museu faz entre os ambulantes "antigos" e os "atuais", mostrada nas fotos abaixo.



Esta exposição conta também com um video interativo em que você pode ver uma pequena historia da vida de alguns ambulantes brasileiros e também tem joguinho.


Pretendo voltar mais vezes, uma vez que o museu é bem grande, e merece ser visto com mais tempo.


Nenhum comentário: