sábado, 25 de junho de 2011

Cia Deborah Colker: dança, teatro e arquitetura



Para ser sincera, eu não tenho grandes conhecimentos sobre dança. No entanto, sempre me pego
assistindo trechos de alguns espetáculos pela televisão, sem me preocupar com data, título ou grupo.

Há algum tempo atrás, não me recordo há quanto tempo ao certo, lembro-me de ter visto um espetáculo que se destacou. Era ele "Casa" da Cia Deborah Colker, certamente o único que eu saiba o nome. Mas o que tem ele de tão especial a ponto de eu conseguir identificar?


Bem, na época eu ainda nem pensava em fazer arquitetura, mas uma coisa nele me intrigou: a casa. O espetáculo fala do cotidiano de uma casa de forma poética, por meio da
arquitetura e da dança. Para isso, foi construída um sistema que se assemelha
ao corte de uma casa de 3 andares e que devido à sua estrutura arquitetônica possibilita inúmeras intenções e movimentos diversificados.


"Casa" me fascinou tanto que, neste ano, ao saber que estava em cartaz no Palácio das Artes um espetáculo da Cia Deborah Colker quis logo ir, mesmo sem conhecer ao certo sobre o que se tratava. E mais uma vez fui surpreendida!

"Tatyana", é o seu nome; um mix de proporções, formas e cores que junto a uma narrativa um tanto quanto psicológica banhada de duelos, amores e desencontros concebe uma dança teatral envolvente e emocionante. Além disso, assim como "Casa", este espetáculo usa o artifício arquitetônico.
Nele há uma espécie de árvore retorcida construída por tábuas de madeira em que são fixados livros, que por si só dá uma aparência diferentemente bela. Mas a estrutura não é apenas ornamental, os dançarinos sobem nessa árvore e fazem movimentos tão impressionantes, que se fossem feitos no chão não teria o mesmo efeito.


É simplesmente sensacional!


Nenhum comentário: