quinta-feira, 9 de junho de 2011

Biblioteca com cerveja


O uso de materiais inusitados para construir foi a ideia básica para erguer essa biblioteca ao ar livre, feita com caixas de cerveja. Após o fechamento da antiga biblioteca do bairro, a população da cidade contactou o escritório de arquitetura Karo Architekten para realizar o projeto.
A área revitaliza um local pós industrial, com um centro cultural que inclui a biblioteca aberta 24 horas, um grande espaço verde para leituras e uma are
na para apresentações. O local funciona como uma praça comunitária.


Construída com caixas de cerveja coletadas pelos próprios cidadãos, a biblioteca conta com mais de 30 mil livros doados também pela comunidade durante a construção. Como diferencial, a biblioteca não possui fichas ou inscrições, o que permite que todos tenham acesso aos livros sem burocracias e durante qualquer período. No total, forma utilizadas mil caixas de cerveja para realizar o projeto.

Construído em 2009, o centro cultural sustentável na cidade de Magdeburg, na Alemanha, recebeu o prêmio Europeu de Arquitetura 2010.

Fontes aqui, aqui e aqui.

Um comentário:

Luiza disse...

nossa achei muito legal! é uma pena que provavelmente nao funcione no brasil esse esquema de nao ter que fazer um cadastro etc..! mas adorei.. e apesar de ser feito com caixas ficou muito bonito esteticamente!