quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Transparências"

    "Transparências" é o título de um conjunto de obras do artista Hamilton Aguiar, que estão ainda em exposição no terceiro andar do Museu Inimá de Paula, no centro de Belo Horizonte.

    O artista, apesar de mineiro, desenvolveu sua carreira nos Estados Unidos entre 1987 a 2009. Ao admirar uma paisagem de inverno nos Hamptons, Nova York, despertou interesse pela arte. Segundo o próprio Hamilton "tudo começou com uma árvore serena e solitária no horizonte". A brancura da neve dominou o campo de visão, compondo neblinas e camadas quase transparentes, com isso reconfigurando a paisagem. Portanto, a pesquisa virtual do artista elabora continuamente relações com a paisagem.

    Nesta exposição, Hamilton Aguiar revela a paisagem não só como registro geográfico, mas também como suporte para expressão poética e plástica. A transparência é o valor central, visto que suas obras são compostas por camadas, tanto de materiais quanto simbólicas, que alteram a percepção.

    São obras que despertam atenção, requerindo um maior tempo para contemplação. O uso de materiais como vidro e folhas de prata demonstram o cuidado na escolha dos materiais para a realização dos trabalhos plásticos.









    Esta exposição me chamou muito mais atenção do que a do artista mineiro Inimá de Paula, pela modernidade e pelo tema. Vale a pena visitar estas lindíssimas obras, pois infelizmente não é possível visualizar os detalhes de profundidade pelas fotos.

Nenhum comentário: