quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Colisão e Trânsito"

O Museu de Arte da Pampulha recebeu entres os dias 30/04 e 05/06 a exposição "Colisão e Trânsito", de José Bechara. O artista é carioca, nasceu em 1957 e recebeu formação acadêmica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Já realizou diversas exposições, tanto individuais, quanto coletivas. Exibiu em museus e instituições como Culturgest, Lisboa (Portugal); MEIAC de Badajós (Espanha); Instituto Valenciano de Arte Moderno, Valencia (Espanha); MAM, Rio de Janeiro (Brasil); MAC, Curitiba (Brasil); MAM BA, Salvador (Brasil); MAC, Niterói (Brasil); Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (Brasil); Museu Vale, Vitória (Brasil); Haus der Kilturen der Welt, Berlim, (Alemanha); entre outros. Na exposição "Colisão e Trânsito" o artista trouxe amostras de seus trabalhos nos anos de 2006 - 2010.
A mostra reuniu esculturas de pequenas dimensões, desenhos em grande escala, pinturas recentes em oxidação de cobre e aço carbono e um trabalho recente da série Gelosia em oxidação de aço sobre vidros planos.
Os trabalhos que mais me chamaram a atenção foram justamente os de pintura. Elas não são realizadas com pincéis e tintas comuns, o artista estende lonas de caminhão pelo piso, coloca sobre elas pilhas desiguais de palha de aço para depois regá-las com água. Todo esse processo de criação resulta na corrosão do material. As pilhas de palha de aço, atacadas pela água e ar, desfazem-se em emaranhados escuros e quebradiços. Transformam-se em manchas. Todo esse mecanismo produz um fantástico efeito visual.


Referência:

www.josebechara.com




Nenhum comentário: