sábado, 25 de junho de 2011

Mar Adentro


Lançado em 2004, Mar Adentro é um filme espanhol (com co-produção italiana e francesa) que faturou o oscar de melhor filme estrangeiro. Estrelando Javier Bardem (Vicky Cristina Barcelona) como Ramón, Belén Rueda (O Orfanato) como Julia e Lola Dueñas (Volver) como Rosa, o filme conta com um grande elenco e um comovente enredo, além da direção do chileno Alejandro Amenébar (Os Outros).

Ramón e Julia.

A trama é dedicada á memória do tretaplégico Ramón Sampedro, que provocou uma discussão a respeito da eutanásia na Espanha. Logo no início do filme é possível ver a dependência de Ramón, que vive confinado em uma cama há 27 anos, devido a um salto no mar que o deixou tetraplégico.
O cativante Ramón vai a televisão para defender uma causa: a sua eutanásia. Com isso ele provoca diversas reações, como a intervenção de duas mulheres em sua vida, Rosa e Julia, essenciais na história.

Rosa com um de seus filhos bagunceiros e Ramón.

Com um romance impossível e um desejo que vai contra a sociedade e seus familiares, Ramón vive dilemas, e em certos momentos voa através de sua janela para realizar seus sonhos. A vontade de morrer de Ramón é incompreendida por todos, inclusive o telespectador, até que se veja por seus olhos o sentido da liberdade. É estranho ver um homem tão vivo, inteligente e sedutor desistir de viver.

Ramón e seu pai e sobrinho.

Muitas são as tentativas de converter Ramón, e muitas são as tentativas do próprio Ramón de converter os outros para a sua causa. Assim Julia, advogada que possui uma doença degenerativa e Rosa, trabalhadora que vê Ramón na televisão, se apaixonam pelo personagem principal. O filme é muito belo, e foge dos parâmetros tão comuns hoje em dia.

Nenhum comentário: