quarta-feira, 29 de junho de 2011

Museu Inimá de Paula


    O edifício do Museu Inimá de Paula está localizado na Rua Bahia, 1201 e já sediou diversas instituições importantes, como o Centenário Clube de Belo Horizonte, o Cine Guarani e a Minas Caixa, mas hoje é sede não só do museu, como também do Batalhão da Polícia Militar.
    Sua construção foi iniciada em 1926 devido ao Clube de Belo Horizonte. O projeto foi feito pelo arquiteto Luiz Signorelli, fundador da nossa Escola de Arquitetura, em parceria com o italiano Rafaello Berti. Ainda hoje, a edificação mantém seu estilo Art Déco do início do século XX.

    Com as obras acabadas em 1928, o prédio foi sede do Clube de Belo Horizonte. Em 1941, a rádio Guarani instalou-se no primeiro andar, a partir daí, o cine Guarani ganhou destaque, até que foi fechado em 1981.

    Em 1975, uma difícil decisão foi tomada pela diretoria em assembléia: o edifício foi leiloado e comprado pela Caixa Econômica de Minas Gerais.Também em 1981, o Clube de Belo Horizonte mudou-se do prédio, para então ser ocupado pela Minas Caixa.

    Em 1994, o edifício teve sua fachada tombada pelo poder público, e desde então funciona o BPMMG. A Caixa foi extinta em 1998 e a Secretaria do Estado da Fazenda se tornou responsável pelo prédio. Agora, o Estado de Minas Gerais é o proprietário do prédio, tendo cedido o prédio para a Fundação Inimá de Paula.





(Detalhe: a estrutura da escada lembra muito a da Villa Arpel)

Nenhum comentário: