segunda-feira, 27 de junho de 2011

O concerto



Durante o regime socialista na Rússia, Andreï Filipov era o maestro da renomada Orquestra Bolshoi . Ao se recusar a demitir músicos judeus de sua orquestra, é tirado do cargo de maestro e continua trabalhando na Orquestra Bolshoi, mas como faxineiro.

Depois de 30 anos suportando humilhações e promessas de retornar ao cargo de maestro, Andreï intercepta um fax convidando a orquestra russa para uma apresentação em Paris. O ex-maestro tem a idéia maluca de reunir seus velhos amigos músicos e ensaiá-los para estar no Teatro Du Châtelet em 15 dias no lugar da orquestra original.






Os ex-músicos que, para ganhar trocados, agora dublam pornôs toscos, vendem celulares chineses ou figuram em manifestações do partido comunista, vêem uma oportunidade para se vingarem da orquestra. Porém, todos têm motivos íntimos para irem à França.

Os espalhafatosos personagens são caricaturas de várias nacionalidades e países, como judeus ambiciosos, franceses impacientes e ciganos festivos, que fazem algumas cenas serem hilárias. “O Concerto” faz uma belíssima homenagem à música clássica, contudo, o enredo não se limita à realização de um plano louco com uma trilha sonora espetacular. O real motivo para a ida de Andreï à França é o encontro com a jovem violinista Anne-Marie Jacquet, convidada a solar com a orquestra, e que acaba por revelar segredos da época em que Andreï ainda era maestro e que ficaram escondidos por 30 anos.














Informações Técnicas (tiradas deste site)

Título no Brasil: O Concerto
Título Original: Le concert
País de Origem: França / Itália / Romênia / Bélgica / Rússia
Gênero: Comédia / Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 24/12/2010
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Radu Mihaileanu

Nenhum comentário: