quinta-feira, 30 de junho de 2011

ZAHA HADID

Guangzhou Opera House - China


Zaha estudou arquitetura na Architectural Association de 1972 e foi agraciada com o Prêmio Diploma em 1977. Ela se tornou sócia do Office for Metropolitan Architecture, lecionou na AA com colaboradores OMA Rem Koolhaas e Elia Zenghelis, e mais tarde levou o seu próprio estúdio na AA até 1987. Hadid ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola Superior de Design, da Universidade de Harvard, a cadeira de presidente da Sullivan na Universidade de Illinois, Faculdade de Arquitetura, Chicago; foi convidada a lecionar na Hochschule für Künste bildende em Hamburgo, a Escola de Arquitetura Knolton, Ohio e na Master Studio na Columbia University, New York. Além disso, ela foi feita Membro Honorário da Academia Americana de Artes e Letras, membro do Instituto Americano de Arquitetura e Comandante do Império Britânico, 2002.
Atualmente é professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, na Áustria.




Zaha Hadid, sócia-fundadora da Zaha Hadid, foi premiada com o Prêmio 'Pritzker Architecture', em 2004 e é conhecida internacionalmente por seu trabalho, construído de forma teórica e acadêmica. Cada um de seus projetos dinâmicos e inovadores baseiam-se em mais de trinta anos de experimentação revolucionária e investigação nos domínios interrelacionados de arquitetura, urbanismo e design.



Trabalhando com o escritório parceiro sênior Patrik Schumacher, o interesse de Hadid é na interface entre a rigorosa arquitetura, paisagem, geologia e como a prática integra à topografia natural que levam à experimentação com tecnologias de ponta. Esse processo muitas vezes resulta em inesperadas e dinâmicas formas arquitetônicas.



Na verdade, são inúmeros os trabalhos da arquiteta ao redor do mundo, incluindo galerias, museus, teatros, parques e outros.



Evelyn Grace academy - UK


MAXXI: Museum of XXI Century arts - Itália

O MAXXI: Museu Nacional de Arte do Século 21, em Roma, Central BMW Construção em Leipzig e Ciência Phaeno Center, em Wolfsburg são grandes demonstrações da busca da prática para o espaço, complexo e dinâmico. Anteriormente edifícios, como o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea em Cincinnati e Hoenheim-Nord Terminus, em Estrasburgo, também foram saudados como arquitetura que transforma a nossa visão do futuro com novos conceitos espaciais e formas.


Egypt Pavilion - China

Zaha Hadid continua a ser um líder global em pesquisa pioneira e investigação em design. Colaborações de artistas, designers, engenheiros e clientes que levam suas indústrias têm avançado a diversidade da prática e do conhecimento, enquanto a implementação de tecnologias têm ajudado a realização de complexas estruturas arquitetônicas.

Chanel Mobile art Pavilion - Hong Kong

Js Bach Chamber Music Hall - Manchester / Neil Barrett Flagship Store - Tokyo

Os trabalhos de Zaha Hadid foram objeto de uma exposição retrospectiva aclamado pela crítica em Nova York Solomon R. Guggenheim Museum, em 2006 e apresentou no Museu de Design de Londres em 2007. Projetos recentemente concluídos de Hadid incluem as estações Nordpark Railway em Innsbruck, Art Mobile para Chanel em Hong Kong, Tóquio e Nova York, o Pavilhão Ponte Zaragoza na Espanha e no Pavilhão Burnham em Chicago.

Burnham Pavilion

Zaragoza Bridge Pavilion


Hotel Puerta America - Madrid

Atualmente, Hadid está trabalhando em uma infinidade de projetos, incluindo, a Fiera di Milano plano-mestre e torre, o Centro Aquático para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, High-Speed Estações de trem em Nápoles e Durango, a CMA CGM torre sede em Marseille e urbanas master-planos em Pequim, Bilbao, Istambul, Cingapura e Oriente Médio.


No site você pode conferir os grandes projetos culturais, residenciais, hotéis e muito mais.

www.zaha-hadid.com/home

Nenhum comentário: