segunda-feira, 27 de junho de 2011

Container: estrutura arquitetônica














O arquiteto Danilo Corbas projetou sua própria casa em São Paulo utilizando containers. Ele a classifica como uma casa sustentável, não apenas pela reutilização dos containers mas também porque tem telhado verde, energia solar, iluminação de LED e reaproveitamento da água das chuvas.
Assim, "criou-se" a conceitual Casa Container Sustentável, que foi aberta à visitação, até dia 29 deste mês, para só depois servir realmente de moradia. Vale destacar que apesar de se utilizar containers como estrutura barata e reutilizável, o projeto prezou pelo acabamento dos ambientes.
Abaixo estão algumas fotos: Ao saber deste projeto, lembrei-me de uma matéria que li na revista Arquitetura e Urbanismo do mês de abril deste ano. Ela fala a respeito da nova loja Decameron em São Paulo, inaugurada em janeiro de 2011.













O pedido do designer Marcus Ferreira era que seu espaço fosse algo surpreendente que se relacionasse com a cidade de forma despretensiosa e ao mesmo tempo que fosse parcialmente desmontável, de construção limpa, rápida e barata. Com isso, Marcio Kogan teve a seguinte solução: utilizar 6 containers do porto de Santos como estrutura e pintá-los com cores vibrantes, conforme figuras abaixo.












Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobri algumas arquiteturas interessantes que utilizaram containers como estrutura. São elas:




Complexo Container City da empresa britânica Urban Space Management, 2001.


















Spacebox, residências estudantis para a Universidade de Ultrecht de Mart de Jong, 2005.














Conjunto habitacional de estudantes em Amsterdam da Tempohousing, 2006. Conta com um total de mil residências e mais áreas comerciais.










E as casas de Adam Kalkin.





3 comentários:

Mari Tanure disse...

Gente, desculpa. Já tirei esses espaços enormes milhões de vezes, mas parece q esse blog não aceita q nao haja espaços... =//

Mari Tanure disse...

E Mari, desculpa. Só agora vi que vc fez uma postagem sobre o mesmo assunto. =/

Luiza disse...

eu adorei essa postagem. ja tinha visto algo parecido no dezeen mas nao como essa!eu acho bem criativo e legal.