quinta-feira, 30 de junho de 2011

Casa de Cacos de Louça

A Casa de Cacos fica em Contagem, na Rua Inez Glazmann de Almeida, 132, no bairro Bernardo Monteiro. Essa casa começou a ser criada em 1963 pelo geólogo Carlos Luís de Almeida e ela parou sua construção em 1989, quando o mesmo faleceu.

Na época a casa foi aberta à visitação se tornando um ponto turístico da cidade. O criador dela participou de várias entrevistas e pedia para as pessoas doarem cacos para ele. Com isso ele conseguiu porcelanas de várias partes do mundo. A idéia principal da casa era revestir as paredes, móveis, piso e teto com cacos de vidro, porcelanas, faróis de carro, etc. Absolutamente tudo que tem na casa é coberto por cacos, formando mosaicos diversos.

Na década de 90 a casa foi tombada como patrimônio histórico e cultural pela prefeitura da cidade e foi fechada para visitação. Hoje ela está abandonada e perdendo muitos dos seus cacos por causa do tempo e da falta de cuidados. É uma pena que um patrimônio como este, tão importante para a história da cidade esteja acabando.


O projetista da casa teve muito cuidado com os detalhes, vemos isso nos mosaícos do muro, nos desenhos que ele formou com os cacos.

As fotos para a postagem foram tiradas por fora da casa, já que ela está fechada, por isso não tem tantas perspectivas e detalhes e não tem fotos da parte de dentro da casa.

Nenhum comentário: