segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os saltimbancos






Um jumento, cansado de carregar peso e não ser valorizado por seu trabalho, foge do campo com o plano de ir para a cidade e se tornar um músico famoso. No caminho, encontra um cão que sempre foi obediente ao seu dono e nunca teve recompensa, uma galinha que não conseguia mais botar ovos e corria o risco de virar canja, e uma gata de madame que sonhava viver livre no meio da gataria.

Como não podia ser diferente, o musical traduzido e adaptado por Chico Buarque na década de 70 não é isento de questões políticas, mesmo sendo uma peça infantil. Os quatro animais, cada qual com suas particularidades, representam a classe trabalhadora e lutam para fugir do tratamento opressor dado por seus patrões.

Assim, partem para a cidade para formar um quarteto musical, mas no caminho encontram uma pousada e decidem ficar por lá. O problema é que a casa estava habitada por seus antigos patrões, e aí vem a principal mensagem que a peça passa para as crianças: “Todos juntos somos fortes/
Não há nada pra temer”.


Montado pela Cyntilante Produções, o espetáculo apresenta ótimas coreografias de sapateado e mostra que assuntos políticos como desigualdade e exploração social podem ser transmitidos por uma linguagem infantil sem deixar de lado a seriedade e relevância do tema.

Clique aqui para baixar o CD que tem as músicas da peça interpretadas pelo próprio Chico e pela Nara Leão.

Ficha técnica:
Texto: Sérgio Bardotti e Luiz Enríquez Bacalov
Tradução e adaptação: Chico Buarque
Direção: Farinelli
Elenco: Marcus Vinicius, Raíssa Alves, Daniela Cassimiro, Lindsay Paulino
Trilha sonora: adaptada por Leri Faria
Coreografias de sapateado: Eurico Justino

Nenhum comentário: