quinta-feira, 30 de junho de 2011

IAPI - BH

Na década de 40 grandes intervenções urbanas aconteceram em Belo Horizonte. A administração de Juscelino Kubitschek buscou antecipar a imagem da cidade para um ideal de metrópole. A própria construção de Brasília é vista por muitos autores como a continuidade desse projeto de criação da cidade moderna por excelência. Com esses solavancos progressistas, a nova capital mineira atraiu muitos habitantes, os problemas urbanísticos começaram a se desenvolver, principalmente aqueles ligados à articulação entre o núcleo urbano e o entorno da Avenida do Contorno. Diante da crença modernista na tecnologia, contrastando com a precariedade dos assentamentos relacionados à expansão da cidade, tornou-se necessário a intervenção do poder público para solucionar os problemas de moradia. Assim surge o IAPI.










O conjunto foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI) e da Companhia Auxiliar de Serviços de Administração (CASA). As construções tiveram início em 1944. Apesar de ter sido inaugurado por duas vezes, uma em 1947 e outra em 1948, os primeiros moradores só puderam se mudar em 1951. Algumas características do conjunto habitacional antecipavam pontos modernistas que seriam amplamente estimulados nas décadas seguintes. Edifícios em blocos com altura limitada, apartamentos mobiliados, obra segregada do traçado urbano e a presença de oito lojas que atenderiam aos moradores. Há também uma praça central, destinada ao esporte e lazer.
O Conjunto IAPI foi o primeiro verticalizado em Belo Horizonte e de dimensões consideráveis para habitação popular.








Atualmente o Conjunto IAPI está sendo pintado e revitalizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura e as empresas AkzoNobel/Tintas Coral e Casa & Tinta. Além de ser uma antiga reinvindicação dos moradores, o conjunto completa 60 anos, como complexo residencial e símbolo da jovem capital mineira se modernizando no Período JK.









Mais que um conjunto habitacional e símbolo do passado de esperança na tecnologia, o Conjunto IAPI continua sendo modelo para projetos da Prefeitura Municipal, principalmente em áreas de assentamentos precários.





Referências



iapibh.blogspot.com
docomomo.org.br


























Nenhum comentário: