quinta-feira, 16 de junho de 2011

Manual do Arquiteto Descalço


Manual do Arquiteto Descalço

Johan Van Lengen


O manual foi feito para todos que tem interesse na arte de construir. Nesta obra, pedreiros, carpinteiros, mestres de obra, arquitetos ou mesmo o homem comum, têm ao seu dispor conselhos fáceis de entender e de pôr em prática, concretizando o sonho de cada um: construir sua habitação, a partir da bio-arquitetura, sem desrespeitar a natureza nem agredir o ambiente, e utilizando um material disponível a todos.

Com uma linguagem clara e direta, com bastante desenhos, quase sempre em perspectiva, Johan ensina técnicas que facilitam a realização dos projetos, demonstrando que é possível ter conforto e construir de acordo com as necessidades de cada pessoa, as condições do espaço e criatividade, possibilitando assim ao homem habitar o mundo de forma digna. É um verdadeiro guia para quem quer conhecer as técnicas da arquitetura ecológica, ligando todas as figuras e teorias com todo meio ambiente. Uma obra habitacional completa, mostrando que tudo está ligado e que a construção deve ser feita de maneira harmoniosa com o meio ambiente.

A Bio-arquitetura é um conceito que une ecologia, arquitetura e urbanismo. Revela técnicas e maneiras de construção em harmonia com a natureza e os seus recursos, promovendo o equilíbrio entre o meio ambiente e o progresso, e ao mesmo tempo ajudando o homem a habitar o mundo de forma digna.

Nesta obra, o arquiteto propõe explicações sobre contextos climáticos, formas e materiais que capacitam soluções sobre energia, água e saneamento que ajudam na obra, através do uso de eco-tecnologias alternativas.

Sinopse:

Autor holandês que desistiu de uma bem sucedida carreira como arquiteto na Califórnia para fixar residência na América Latina no ramo de moradias populares. Depois de trabalhar em várias agências governamentais, incluvise a ONU, e de ter sido professor de arquitetura solar na UNICAMP, continuou seu trabalho de desenvolvimento de tecnologias de construção e em como transmiti-lás ao usuário. Disto resultou o Manual do Arquiteto Descalço, obra considerada pelos especialistas desta área como indispensável para a compreensão e emprego de tecnologias usadas na arquitetura.

É um livro bastante interessante, principalmente para nós, estudantes de arquitetura que teremos um grande desafio: construir se desrespeito a natureza, com técnicas da bio-arquitetura.

Algumas referências se encontram em:

http://www.youtube.com/watch?v=7I42sXE65Jg&feature=player_embedded

http://meumundosustentavel.com/noticias/casa-ecologicamente-correta-2/

Um comentário:

saulo disse...

legal a referência! :)