sábado, 25 de junho de 2011

Um Edifício: BDMG



Ao escolher um edifício para dissertar sobre, levei em consideração alguns aspectos:



1°- Eu deveria considerá-lo belo.



2°- Ele deveria fazer parte do meu cotidiano.



3°- Fosse projetadopor ex alunos ou professores da Escola de Arquitetura da UFMG, como incentivo a nós, alunos.



4°- A época em quefoi construído.



Com isso, acabei por escolher o edifício do BDMG.


Na década de 60 foi feito um concurso público para a escolha do projeto do prédio do BDMG e os ganhadores foram os arquitetos Humberto Serpa, Willian Abdalla, Marcos Meyer e Márcio Pinto. A conclusão da edificação data do ano de 1969, logo conclui-se que foi construído no período da ditadura militar brasileira, em que houve enorme censura cultural e política.


A arquitetura não ficou imune a tal censura, os projetos deste período se mostram autoritários em prol das instituições governamentais, contrastando-se com o crescimento urbano em direção às áreas marginais onde habita a população menos favorecida. Em Belo Horizonte não foi diferente, o urbanismo aqui foi deixado em segundo plano, assim a arquitetura não era mais orientada pelo planejamento urbano para garantir uma apropriação mais democrática da cidade; ao contrário, notou-se nesse período a verticalização e a construção de edifícios institucionais imponentes.



O projeto do BDMG se enquadra nos pré-requisitos da época. Com sua verticalidade de um bloco único de vidro, linhas retas e proporcionais, e estrutura brutalista externa sustentada por uma malha de concreto aparente, impõe-se sobre a população mostrando uma importância e uma autoridade. Mas ao mesmo tempo, o recuamento do edifício juntamente com o pilotis rebaixado delimitado por uma redoma de vidro torna o espaço mais público e convidativo.

Dessa forma, os arquitetos conseguiram propor um projeto em que fosse visivelmente perceptível
o espaço de acesso público e privado, mantendo a imponência da edificação. Para isso, usaram os artifícios da arquitetura de estilo internacional modernista.




Um comentário:

Mari Tanure disse...

Peço desculpas pelas fotos, minha camera está com um problema.