sábado, 25 de junho de 2011

Jardim Sensorial do Rio de Janeiro


Localizado no interior do belíssimo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Jardim Sensorial consiste em um complexo de plantas selecionadas pelos seus atrativos sensoriais. Voltado para cegos e videntes, o jardim tem como proposta aguçar os outros sentidos além da visão.


O tato está presente na textura das folhas, o olfato com o aroma das espécies e a audição com os barulhos dos animais do próprio parque e da pequena fonte de água presente no centro do Jardim Sensorial. A visão também é privilegiada pela harmonia entre as cores.


Há uma grande sinestesia em meio a tantas plantas, em um agradável ambiente. Projetado para atender os deficientes visuais, o jardim é disposto com um caminho lógico, além da suspensão das plantas para que o visitante tenha fácil acesso sensorial às plantas.


Juntamente com as espécies se encontra uma placa que define em braille e em escrita visual o nome popular da planta, o nome científco e algumas características a seu respeito, como a sua utilização pelo homem.


No jardim se tem uma grande variedade de plantas, inclusive especiarias culinárias que se destacam pelo olfato; como o orégano, a cebolinha francesa e o manjericão. Mas vemos também algumas espécies que foram selecionadas pela textura, como o gengibre magnífico, as suculentas e as mil folhas. Quanto as cores, é o coração magoado, a cinerária e as orquídeas que trazem a diversidade.


Um lugar terapêutico, voltado para a inclusão social e até mesmo filosófico para aqueles que focam somente na visão. O Jardim Sensorial é um ótimo passeio e o considero uma referência para nós, futuros arquitetos, para que se pense mais no usuário do projeto, atendendo as suas necessidades pessoais.

Nenhum comentário: