domingo, 26 de junho de 2011

Laranja Mecânica


     Grande clássico dos cinemas, o filme Laranja Mecânica (Clockwork Orange, em inglês) foi gravado na Inglaterra em 1971. Tendo como gênero o drama e a ficção científica, seu enredo trata de um jovem chamado Alexander que é extremamente indisciplinado e rebelde. Sendo o líder de uma gangue de arruaceiros, Alex leva seus "droogs" para as ruas à noite, onde praticam ultraviolência e estupro. Mesmo sendo filho de boa família, sempre falta às aulas e esconde de todos o que faz à noite.

Alexander e seus "droogs"

     Em uma noite de arruaças, Alex e sua gangue invadem a casa de um escritor, o espancam e estupram sua esposa. Noutra, invadem um spa onde vive uma mulher sozinha e sofre um motim de seus subordinados, sendo capturado pela polícia. Com a morte da vítima, Alex e sentenciado a 14 anos de prisão, e cumpre 2 anos da pena, sem ter se livrado do instinto violento. Decide então, participar de um novo método para reabilitação de presos que ainda estava sendo testado.


     O tratamento consiste na aplicação de alguns remédios e na exibição de filmes sobre ultraviolência, que Alex é obrigado a assistir usando um equipamento que não permite que ele feche os olhos. Nas primeiras seções, Alex parece não se importar com as cenas e, pelo contrário, até o agrada, mas depois de um tempo, dores e náuseas o atormentam ao assistir os filmes, demonstrando assim a eficácia do método.


    Após 15 dias, Alex é posto à prova e passa no teste, sendo então libertado para seguir sua vida normalmente. Descobriu então, que não tivera mais o carinho de outrora dos pais e nem lugar em sua própria casa, portanto seguiu pelas ruas sem rumo sendo espancado por velhos mendigos em vingança da violência cometida anteriormente e também por seus ex-seguidores que agora eram policiais.

     Desolado e ferido, sem ter para onde ir, Alex acaba batendo na porta do velho escritor, que agora era viúvo e paraplégico. Sem reconhecer Alex como seu agressor, mas reconhecendo-o dos jornais, o escritor e seus amigos aproveitam de Alex para provar a ineficácia do tratamento e então desbancar a plataforma política da oposição. Muito ingênuo, Alex revela algumas informações a eles sobre o tratamento, inclusive que sentia náuseas e dores não só ao pensar em praticar atos violentos, mas também ao ouvir a 9ª sinfonia de seu tão admirado músico Beethoven (um dos filmes do tratamento a tinha como trilha sonora). Seus sequestradores o envenenam e o prendem em um quarto onde é obrigado a ouvir a 9ª sinfonia. Sem suportar a dor, Alex tenta suicídio e se joga pela janela, mas apesar dos graves ferimentos, não morre. Depois de uma grande recuperação, Alex recebe a visita do ministro do interior (responsável pelo tratamento) dizendo que a tentativa de suicídio do jovem prejudicara muito a imagem do partido conservador. O filme termina com um acordo feito entre os dois e Alex pensando "Definitivamente, estava curado" enquanto mostra uma fantasia do garoto fazendo sexo com  uma mulher e sendo assistido por várias pessoas.

Nenhum comentário: