terça-feira, 28 de junho de 2011

Conjunto JK













O Conjunto Governador Juscelino Kubitschek localiza-se no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul. O projeto foi feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer e se assemelha ao marseille de Le corbusier.

Atualmente, existem dois edifícios, um de 23 andares, localizado em frente à Rua Timbiras, e o outro de 36 andares, localizado na Rua Guajajaras. No total, cerca de cinco mil pessoas residem nas quase 1100 unidades existentes nos dois blocos do complexo. Entre esses apartamentos, há diferentes tipos: moradias com quarto e banho, com dois quartos ou duplex com três quartos e área de empregada. A população que mora no edifício é bem diversificada, desde pessoas mais humildes até médicos e advogados.

Escolhi esse edifício porque morei nele há algum tempo (bastante, na verdade) e nunca havia observado seus detalhes. O conjunto JK tem uma beleza diferente e as pessoas que moram lá se deparam com um incrível sistema administrativo. Não é fácil administrar tanto espaço e organizar as coisas, o que torna esse edifício ainda mais interessante.

Pesquisando na internet achei esse trabalho de alunos da pós-graduação da UEMG, abordando vários assuntos sobre o edifício, procurando buscar uma resposta para o que é o conjunto JK.
Para os interessados, recomendo que vejam o trabalho e também deêm uma olhada no site do conjunto JK!













Marseille, Le corbusier.

Nenhum comentário: