sábado, 11 de junho de 2011

Arte Ambiental

Christo e Jeanne, um casal de artistas, se conheceram em Paris na decada de 60.
O casal ficou conhecido pelas grandiosas instalações de arte ambiental, como a obra The Gates, instalada no Central Park, que consiste em 7.503 paineis de tecido com 5 metros de altura cada um.


O padrão de grade em torno do Central Park foi refletido na estrutura retangular da cor dos tecidos, enquanto o desenho sinuoso das passarelas e as formas orgânicas dos ramos das árvores foram espelhados na contínua mudança dos movimentos arredondados e sensuais dos painéis de tecido de fluxo livre com o vento.



Assim como a obra The Gates, as outras obras do casal causam muita polêmica no ponto de vista dos conservadores, que afirmam que suas obras são tão espalhafatosas quanto superficiais. Christo e Jeanne também enfrentam críticas dos ambientalistas, ja que muitas de suas obras são intervenções na natureza como a obra Wrapped Trees, onde as árvores do Berower Park, Alemanha, foram cobertas por tecidos de poliéster.



O empacotamento de objectos, edifícios e monumentos também tornou-se a marca deste casal, que ganhou uma grande projecção no mundo da arte, com as suas intervenções em grande escala na paisagem e espaço urbano. Os seus trabalhos são de uma grande originalidade e têm uma presença estética impressionante, que vai muito para além do mero objeto artístico, envolvendo todo o espaço físico ao seu redor, e desmistificando alguns dos mais famosos monumentos.

Wrapped Reichstag (Berlim)

site Christo and Jeanne-Claude:
http://www.christojeanneclaude.net/

Nenhum comentário: