quarta-feira, 15 de junho de 2011

Polaroid Gigante

Na exposição Polaroid Gigante são apresentadas fotografias obtidas entre 1992 e 1994, a partir de uma das cinco câmeras Polaroid Gigante (50x60cm) existentes no mundo, por 10 renomados artistas espanhóis. Cada um tem um estilo próprio queé visível em cada parte da exposição.

O interessante sobre essas fotos é que elas são instantâneas. Capta o objeto ou uma pessoa naquele instante e não há modificações igual o que acontece atualmente com as máquinas digitais e os milagrosos photoshops. No folheto de divulgação da exposição achei uma passagem importante, a qual diz um pouco dessa importância da fotografia:
“Muitas são as possibilidades de percepção do mundo que a fotografia pode revelar, do simples registro a uma sofisticada pesquisa técnica e estéticade construção de imagem. Ao nos debruçarmos sobre a história desse meio de expressão e suas potencialidades artísticas, prospectamos desde imagens instantâneas produzidas por uma máquina Polaroid até o mais complexo aparato digital que possibilita manipulá-las. É possível perceber articulações com o universo poético e experimental das artes da elaboração da imagem ou o rigor com o registro documental. Assim, afirma-se como linguagem potente ampliando o nosso campo de fruição.”
A exposição ocorreu entre o dia 11 de maio até o dia 12 de junho, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (Av. Afonso Pena, 737 – Centro) e a entrada era franca.



Nenhum comentário: