terça-feira, 28 de junho de 2011

Memorial Minas Vale

Provavelmente muito de vocês já conhecem o Memorial Minas Vale, que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Apesar de já ter inaugurado a algum tempo, não tinha tido a oportunidade de visitá-lo. Então, em um sábado resolvi conhecer e me apaixonei.

Tudo naquele lugar é de muito bom gosto. Começando pelo primeiro pavimento temos um espaço destinado a Carlos Drummond de Andrade, onde ficam girando uns manequins vestidos com um paletó que tem bordado o Poema de Sete Faces (que é o meu favorito).



E possui também um lugar homenageando Guimarães Rosa, que tem uma árvore feita de madeira e folhas feitas de papel com trechos de livros.



Lá tem uma exposição permanente que, além de falar sobre os escritore que eu já citei, nos conta a histórias desde a Inconfidencia Mineira, a construção do Palácio da Liberdade até o Modernismo ( que tem um video falando da EA).

Bem, tudo naquele lugar é apaixonante. E depois daquela visita, o Memorial Minas Vale se tornou o meu prédio favorito!

É incrível como as galerias conversam com a exposição que lá estão.
Possui um pouco da arquitetura clássica representada pela fachada, um pouco de modernismo e um detalhe que foi o fator principal para que fez com que eu me apaixonasse com aquele lugar: as placas de metal que revestem as paredes "externas".

Nenhum comentário: