quinta-feira, 30 de junho de 2011

Team 10

O Team 10 foi constituído em 1954 e refere-se a um grupo de arquitetos reunidos após a dissolução do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), com o objetivo de rever os seus conceitos. O nome é dado pela atribuição que os membros pioneiros tinham de preparar o 10º CIAM. A primeira reunião formal do grupo sob o nome de Team X ocorreu em Bagnols-sur-Cèze em 1960, o último, com apenas quatro membros presentes, foi em Lisboa em 1981. O núcleo do grupo Team X era composto de sete participantes mais ativos e envolvidos, ou seja, Jacob Bakema, Georges Candilis, Giancarlo De Carlo, Aldo van Eyck, Alison e Peter Smithson e Shadrach Woods. Outros participantes e suas contribuições foram também importantes, particularmente os de José Coderch, Ralph Erskine, Amâncio Guedes, Rolf Gutmann, Geir Grung, Oskar Hansen, Reima Pietila, Charles Polonyi, Brian Richards, Soltan Jerzy, Oswald Mathias Ungers, John Voelcker, e Stefan Wewerka.



Eles se referiam a si mesmos como "pequeno grupo familiar", onde um arquiteto se amparava no outro. Entendia e era entendido pelos companheiros. Eles tiveram influência sobre o desenvolvimento do pensamento arquitetônico de todo o mundo, na segunda metade do século XX, principalmente na Europa. Dois movimentos distintos emergiram do Team X: o Novo Brutalismo dos membros ingleses Alison e Peter Smithson e o Estruturalismo, dos membros holandêses Aldo van Eyck e Jacob Bakema. O grupo possuía cerrada postura crítica face ao “estilo internacional” do modernismo.

Reunião do Team X em Roterdã, no jardim da casa de Van Eyck em Loenen, 1974


Reunião do Team X em Otterlo

Nas reuniões de trabalho da equipe o método adotado era pragmático e empírico, em oposição ao método sistemático e à vontade de definir objetivos globalizados e universais dos CIAM. Os encontros do Team 10 não se realizavam com um tema comum e palestras específicas. Sendo assim, as reuniões não produziam textos, teorias ou manifestos, mas sim opiniões, fragmentos e breves ensaios que se unem aos artigos que cada um dos membros vão publicando.

Escola de Hunstanton. Alison e Peter Smithson. 1956


Conjunto habitacional em Marrocos. Bodiansky, Candilis, Piot e Woods. 1952


O conceito de tronco. Projeto Caen-Herouville (France), 1961. Candilis, Josic e Woods

Para os membros do Team 10, continuar com projeto da arquitetura moderna significa dar uma guinada nas pretensões universalistas e positivas dos CIAM. Trata-se de continuar com esta vontade de se aproximar ao mundo da ciência, da tecnologia e da produção, mas não definindo grandes teorias ou projetando protótipos, mas sim imitando o método científico experimental e empírico que analisa caso a caso.

Referências
www.team10online.org

Nenhum comentário: