sexta-feira, 24 de junho de 2011

UMEI Timbiras

Localizada na rua Timbiras, nº 1697, a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI Timbiras) é a 56ª unidade de Belo Horizonte e atende mais de 400 crianças de 4 meses a 5 anos, além de empregar dezenas de funcionários. Seu projeto, assinado pelos arquitetos Marcelo Amorim e Silvana Kamas da Matta, venceu a 10ª edição do concurso realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG) e corresponde a uma área de 1800 metros, junto com os três anexos e um estacionamento no subsolo. No total, a prefeitura investiu mais de R$ 3,5 milhões.

Achei a UMEI Timbiras interessante por eu não ter visto nenhuma outra escola infantil com esses traços e porque ela integra um prédio estilo moderno, com um imóvel do século XIX de estilo eclético e inspiração neoclássica, já considerado patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte. Junto com a criação da UMEI, restaurou-se o casarão amarelo abandonado há dez anos, onde fica atualmente o setor administrativo, sala multiuso e o refeitório. As características que mais me chamaram a atenção, foram a passarela suspensa por cabos de aço, que permite pátio coberto livre de pilastras, e a textura do concreto deixada à mostra, aspecto Brutalista. A estrutura também apresenta banheiros adaptados para crianças e um bom espaço para recreação, com playground e palco de apresentações.

Com esta unidade na região central, as pessoas que trabalham no centro diariamente têm um lugar para matricular seus filhos, que podem permanecer na UMEI tempo integral, recendo cuidados de pessoas especializadas.

Os cuidados e a educação da UMEI Timbiras não se limitam pelo muros. Ela organizou, em maio deste ano, a 1ª Caminhada Ecológica no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas. Por estar na região centro-sul da capital, onde grande número de pessoas transitam diariamente, a UMEI Timbiras realizou um importante papel na conscientização da comunidade circundante e das várias pessoas que passavam pelo local sobre a importância do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Este é um exemplo concreto de como uma escola pode e deve contribuir para a melhoria da cidade em que está inserida.

































Fontes: http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1048703

http://www.youtube.com/watch?v=ZZNjqLHdlvg

http://centrosulonline.blogspot.com/2011/05/equipe-da-umei-timbiras-realiza-1.html

Nenhum comentário: