quarta-feira, 15 de junho de 2011

“O Samba que mora em mim”


O Samba Que Mora Em Mim é um documentário que se passa no Morro da Mangueira, Rio De Janeiro, na época do pré-carnaval. É na verdade uma autobiografia da própria diretora, Georgia Guerra-Peixe, que logo no início diz o que o samba significa em sua vida. Ao longo do documentário as pessoas locais dizem sobre suas vidas, sobre as músicas que tocam ao redor e principalmente sobre o samba, que é jeito de ser, viver, cantar e dançar.


O que achei interessante e até espantoso, devido ao nosso desconhecimento, foi o relatório de uma velhinha sobre seu passado, disse que sua avó era escrava, mas que sua mãe nasceu já livre. Sabemos sobre a escravidão existente aqui no Brasil, porém estudamos como se fosse um passado muito distante, não tendo noção, assim, de que existe pessoas com antepassados escravos tão próximos. Os demais depoimentos são basicamente falando da vida em uma favela brasileira, o que não é novidade tendo em vista os demais filmes brasileir

os que relatam sobre essa área das cidades.


A fotografia é instigante, particularmente muito boa, pois a câmera foca no rosto, ou em movimentos e não em todo o cenário, o que faz você ter outra visão do que a pessoa está falando e do que está se passando. E é importante ressaltar como a arquitetura das favelas interfere nas relaçoes sociais, o que é visivel a partir dos depoimentos que constam a integraçao entre os individuos.



Ficha Técnica:


O Samba Que Mora Em Mim
Brasil/Portugal, 2010, HD, 72 min.
Direção: Georgia Guerra-Peixe
Roteiro: Ticha Godoy, Georgia Guerra-Peixe
Fotografia: Marcelo Rocha
Montagem: Mair Tavares, Nani Garcia, Jair Peres
Música: Dimi Kireef
Produtor: Denise Gomes
Produção: BossaNovaFilms
Participação: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta, DJ Glauber
Distribuição: Pandora


Nenhum comentário: